Calvinismo

O calvinismo é um ramo importante do protestantismo que segue a tradição teológica e as formas de prática cristã de João Calvino e se caracteriza pela doutrina da predestinação na salvação das almas.

OBJECTIVO DE APRENDIZAGEM

  • Comparar e contrastar o Calvinismo com o Luteranismo

PONTOS-CHAVE

    • O Calvinismo é um ramo importante do Protestantismo que segue a tradição teológica e as formas de prática cristã de João Calvino e de outros teólogos da era da Reforma.
    • As críticas teológicas de Calvino romperam principalmente com a Igreja Católica Romana, mas ele diferiu de Lutero em certos pontos teológicos, como a ideia de que Cristo morreu apenas pelos eleitos em vez de toda a humanidade, como Lutero acreditava.
    • As "Ordenações" de Calvino, de 1541, implicavam uma colaboração dos assuntos da igreja com o conselho municipal e o consistório de Genebra, com o objetivo de levar a moralidade a todas as áreas da vida. Genebra tornou-se o centro do Protestantismo.
    • O protestantismo também se espalhou por França, onde os protestantes foram apelidados de forma irónica de "huguenotes", o que desencadeou décadas de guerras em França.
    • Calvin's Institutas da Religião Cristã (1536-1559) foi uma das teologias mais influentes da época e foi escrita como um livro de introdução à fé protestante.

TERMOS

  • predestinaçãoA doutrina de que todos os acontecimentos foram determinados por Deus, geralmente com referência ao destino final da alma individual.
  • Cinco pontos do CalvinismoOs princípios teológicos básicos do Calvinismo.
  • HuguenotesDenominação dos protestantes franceses, originalmente um termo depreciativo.

TEXTO COMPLETO

Visão geral

O Calvinismo é um ramo importante do Protestantismo que segue a tradição teológica e as formas de prática cristã de João Calvino e de outros teólogos da era da Reforma.

Os calvinistas romperam com a Igreja Católica Romana, mas diferiram dos luteranos quanto à presença real de Cristo na Eucaristia, teorias de adoração e o uso da lei de Deus para os crentes, entre outras coisas. O calvinismo pode ser um termo enganador, porque a tradição religiosa que ele denota é e sempre foi diversa, com uma ampla gama de influências e não um único fundador.Embora a tradição teológica reformada aborde todos os tópicos tradicionais da teologia cristã, a palavra calvinismo é por vezes usada para se referir a pontos de vista calvinistas particulares sobre soteriologia (a salvação da alma do pecado e da morte) e predestinação, que são resumidos emUm princípio importante do Calvinismo, que difere do Luteranismo, é que Deus só salva os "eleitos", um grupo predestinado de indivíduos, e que estes eleitos têm essencialmente a salvação garantida, mas todos os outros estão condenados.

João Calvino

Retrato de João Calvino, uma das principais figuras da Reforma Protestante, por Holbein.

Retrato de João Calvino

Origens e ascensão do calvinismo

Entre os teólogos reformados da primeira geração contam-se Huldrych Zwingli (1484-1531), Martin Bucer (1491-1551), Wolfgang Capito (1478-1541), John Oecolampadius (1482-1531) e Guillaume Farel (1489-1565). Estes reformadores provinham de diversas formações académicas, mas as distinções posteriores da teologia reformada já podem ser detectadas no seu pensamento, especialmente a prioridade das Escrituras como fonte deA Escritura também era vista como um todo unificado, o que levou a uma teologia pactual dos sacramentos do batismo e da Ceia do Senhor como sinais visíveis do pacto da graça. Outra caraterística reformada presente nestes teólogos era a sua negação da presença corporal de Cristo na Ceia do Senhor. Cada um destes teólogos também entendia a salvação como sendo apenas pela graça, eMartinho Lutero e seu sucessor Philipp Melanchthon foram, sem dúvida, influências significativas sobre esses teólogos e, em maior medida, sobre os teólogos reformados posteriores. A doutrina da justificação pela fé somente foi uma herança direta de Lutero.

Após a excomunhão de Lutero e a condenação da Reforma pelo papa, a obra e os escritos de João Calvino foram influentes no estabelecimento de um consenso frouxo entre vários grupos na Suíça, Escócia, Hungria, Alemanha e noutros locais. Após a expulsão do bispo de Genebra em 1526 e as tentativas infrutíferas do reformador de Berna Guillaume (William) Farel, Calvino foi convidado aAs suas "Ordenações" de 1541 implicavam uma colaboração dos assuntos da igreja com o conselho da cidade e o consistório para levar a moralidade a todas as áreas da vida. Após a criação da Academia de Genebra em 1559, Genebra tornou-se a capital não oficial do movimento protestante, proporcionando refúgio aos protestantesEstes missionários espalharam o calvinismo por toda a Europa e formaram os huguenotes franceses durante a vida do próprio Calvino, bem como causaram a conversão da Escócia sob a liderança do rabugento John Knox em 1560. A fé continuou a espalhar-se após a morte de Calvino em 1563, e tinha chegado até Constantinopla no início deo século XVII.

Calvin's Institutas da Religião Cristã (1536-1559) foi uma das teologias mais influentes da época. O livro foi escrito como um manual introdutório sobre a fé protestante para aqueles com algum conhecimento prévio de teologia, e cobria uma ampla gama de tópicos teológicos, desde as doutrinas da igreja e dos sacramentos até a justificação somente pela fé e a liberdade cristã.não ortodoxos, particularmente o catolicismo romano, ao qual Calvino diz ter sido "fortemente devoto" antes de sua conversão ao protestantismo.

Controvérsias em França

O protestantismo espalhou-se por França, onde os protestantes foram apelidados de forma irónica de "huguenotes", o que desencadeou décadas de guerra em França, depois de o apoio inicial de Henrique de Navarra se ter perdido devido ao caso da "Noite das Placas". No entanto, muitos huguenotes franceses continuaram a contribuir para o movimento protestante, incluindo muitos que emigraram para as colónias inglesas.

Embora não estivesse pessoalmente interessado na reforma religiosa, Francisco I (1515-1547) manteve inicialmente uma atitude de tolerância decorrente do seu interesse pelo movimento humanista, o que se alterou em 1534 com o Caso dos Cartazes. Neste ato, os protestantes denunciaram a missa em cartazes que apareceram por toda a França, chegando mesmo aos aposentos reais. A questão da fé religiosa tendo sidoA partir do momento em que os protestantes foram lançados na arena política, Francisco foi levado a considerar o movimento como uma ameaça à estabilidade do reino, o que levou à primeira grande fase de perseguição antiprotestante em França, na qual os Câmara Ardente (Vários milhares de protestantes franceses fugiram do país durante este período, principalmente João Calvino, que se estabeleceu em Genebra.

Calvino continuou a interessar-se pelos assuntos religiosos da sua terra natal e, a partir da sua base em Genebra, fora do alcance do rei francês, formava regularmente pastores para dirigirem congregações em França. Apesar da forte perseguição de Henrique II, a Igreja Reformada de França, de orientação maioritariamente calvinista, progrediu de forma constante em grandes sectores da nação, na burguesia urbana e napartes da aristocracia, apelando a pessoas alienadas pela obstinação e complacência do establishment católico.

Interior de uma igreja calvinista

O calvinismo tem sido conhecido, por vezes, pelas suas igrejas e estilos de vida simples e sem adornos, como se pode ver nesta pintura de Emanuel de Witte, de 1661.

Pintura do interior de uma igreja calvinista, caracterizada por janelas grandes e arqueadas e pela ausência de objectos ou símbolos religiosos.

Teologia Calvinista

Os "Cinco Pontos do Calvinismo" resumem os princípios básicos da fé, embora alguns historiadores afirmem que distorcem as nuances das posições teológicas do próprio Calvino.

Os Cinco Pontos:

  1. A "depravação total" afirma que, como consequência da queda do homem no pecado, todas as pessoas estão escravizadas ao pecado. As pessoas não estão, por natureza, inclinadas a amar a Deus, mas antes a servir os seus próprios interesses e a rejeitar o governo de Deus. Assim, todas as pessoas, pelas suas próprias faculdades, são moralmente incapazes de escolher seguir a Deus e ser salvas, porque não estão dispostas a fazê-lo por necessidade próprianaturezas.
  2. A "eleição incondicional" afirma que Deus escolheu desde a eternidade aqueles que trará para si, não com base na virtude prevista, no mérito ou na fé dessas pessoas; em vez disso, a sua escolha é incondicionalmente fundamentada apenas na sua misericórdia. Deus escolheu desde a eternidade estender a misericórdia àqueles que escolheu e reter a misericórdia daqueles que não foram escolhidos. Os escolhidos recebem a salvação apenas através de Cristo.Aqueles que não foram escolhidos recebem a justa ira que é justificada pelos seus pecados contra Deus.
  3. A "expiação limitada" afirma que a expiação substitutiva de Jesus foi definida e certa em seu propósito e no que realizou. Isso implica que apenas os pecados dos eleitos foram expiados pela morte de Jesus. Os calvinistas não acreditam, no entanto, que a expiação é limitada em seu valor ou poder, mas sim que a expiação é limitada no sentido de que se destina a alguns e não a todos.Todos os calvinistas afirmariam que o sangue de Cristo foi suficiente para pagar por cada um dos seres humanos SE fosse intenção de Deus salvar cada um dos seres humanos.
  4. A "graça irresistível" afirma que a graça salvadora de Deus é efetivamente aplicada àqueles que Ele determinou salvar (isto é, os eleitos) e vence a sua resistência em obedecer ao chamamento do evangelho, levando-os a uma fé salvadora. Isto significa que quando Deus soberanamente se propõe a salvar alguém, esse indivíduo será certamente salvo. A doutrina sustenta que esta influência propositada deNão se pode resistir ao Espírito Santo de Deus.
  5. A "perseverança dos santos" afirma que, uma vez que Deus é soberano e a sua vontade não pode ser frustrada pelo homem ou por qualquer outra coisa, aqueles que Deus chamou à comunhão consigo continuarão na fé até ao fim.

FONTES

Fonte: Boundless. "Calvinismo". História Mundial Sem Limites Boundless, 3 Nov. 2016. Recuperado em 23 Jun. 2017 de //www.boundless.com/world-history/textbooks/boundless-world-history-textbook/the-protestant-reformation-12/protestantism-56/calvinism-1035-17636/

Rolar para o topo